Wednesday, February 14, 2007

NADA SUBSTITUI UM BOM LIVRO - COMO APROVEITAR O ESTUDO?


Por
Rev. João d'Eça.
Na era da Internet muitas pessoas deixaram de ler o velho e bom livro, para ficar navegando por páginas infinitas dentro da grande rede. Porém, para a maioria das pessoas o livro continua sendo o companheiro de todas as horas, o amigo que instrui, que ensina, que abre horizontes de compreensão e entendimento. O livro nunca deixaará de ter o seu valor. Nada melhor do que ler um bom livro durante as manhãs, nas primeiras horas do dia, após um delicioso café da manhã, ou de tarde, no crepúsculo, sentado na sombra, ou mesmo de noite, próximo a uma lâmpada ou uma luz que se permita viajar nas asas da imaginação promovida pela leitura.
Nessa postagem, pretendo passar aos meus leitores uma fórmula de como fazer uma leitura ou um estudo individual mais proveitoso.
O nosso tempo tem se escaceado à medida que o tempo avança. Até a algum tempo atrás, não tinhamos os supermercados e as lojas abertas aos domingos, geralmente esse dia era todo especial para a família e as pessoas aproveitavam para descansar e todos iam à Igreja. Hoje porém, não há mais diferença entre início, meio e fim de semana; creio que ficou pior e vida deixou de ter qualidade.
Voltando à leitura e ao estudo individual, constatamos que às vezes lemos um livro e depois não somos capazes de sintetizá-lo ou de esboçá-lo com as nossas próprias palavras.
Como aproveitar ao máximo uma leitura? É isso que tentaremos passar a você aqui. Vejamsos:
1 - O LIVRO ESCOLHIDO.
Nunca devemos simplesmente ler um livro porque ele tem uma bonita capa, porque alguém o recomendou ou porque é barato, ou ainda porque nós gostaríamos de ser intelectuais. Devemos saber exatamente do que estamos precisando. A primeira coisa que devemos fazer é analisar o título, saber quem é o autor, qual a editora que o publicou e outros detalhes que o próprio livro revela. Apesar de não parecer, essas primeiras leituras são muito importantes.
2 - EM QUE LOCAL ESTUDAR.
Em uma biblioteca por exemplo, não é permitido conversar, lá, o silêncio é imposto para que haja maior proveito na leitura. A razão de ser é simples: ninguém pode ter proveito em um estudo ou em uma leitura, se há no ambiente onde estamos, barulho paralelo. O silêncio é um fator primordial na leitura e no aproveitamento do estudo. O local onde estudamos é fundamental, se é arejado limpo e silencioso, tendemos a ter um aproveitamento significativo.
3 - O APROVEITAMENTO DA LEITURA.
É preciso calma para a leitura, não há como aproveitar, uma leitura feita às pressas. Todos nós sabemos que a pressa é inimiga do trabalho pefeito. Qualquer leitura rápida pode vir a ser muito prejudicial ao aprendizado. É necessário que tenhamos a sabedoria de parar quando nos sentirmos cansados, relaxar e voltar a ler de modo compassado e calmo. É aquilo que nos Salmos está descrito como Selá (Pausa), geralmente era feita para a meditação. Depois de parar, volte a leitura outra vez.
4 - A IMPORTÂNCIA DAS ANOTAÇÕES.
É sempre bom usar um método de anotações, pode ser um marcador de texto ou uma caderneta ou caderno que será usado para fazer anotações. É como um estudante trabalhando na sua monografia de final de curso, que tem de preparar as fichas com as anotações para rechear o seu texto. As anotações são o resumo do leitor, ajuda fixar e ainda se constitui num fácil acervo de consulta e revisão. Para o pregador que estuda para pregar, é recomendável que use o sistema de anotações em fichas de resumo, pois elas facilitam a recapitulação da matéria.
5 - E A PESQUISA TÉCNICA E CIENTÍFICA?
Para os que vão fazer um trabalho de pesquisa, é bom observar o seguinte:
a) O cerne do Trabalho - Qual o trabalho que temos a realizar? Quais são os nossos objetivos principais? O que queremos com esse trabalho? As perguntas "o que?", "quando?", "onde?", "quem?". São as principais perguntas que devem ser levadas em consideração.
b) Colher os Dados - Colher material para a realização do trabalho. A reunião de livros, revistas de todo material que se relacionem ao assunto que será trabalhado.
c) A Seleção do Material - É o trabalho imediatamente posterior à Coleta de Dados. Todo o material deve ser guardado para futuras consultas.
d) O Esqueleto - É o esboço prévio do trabalho, ele é norteador do que será trabalhado. Através do esboço, o trabalho será facilitado, pois ali estará o rumo a ser seguido.
Concluimos dizendo que esses pontos são de grande valia. Se empregados esses métodos, o pesquisador e o leitor, serão bem sucedidos no seu trabalho.

No comments: