Thursday, February 22, 2007

O PASTOR E A VISITAÇÃO.


Por
Rev. João d'Eça
Introdução:
A visitação pastoral é uma das partes mais importantes do ministério. É através da visitação que o pastor chega perto dos membros da igreja que pastoreia, conhece seus problemas e se apresenta como um amigo nas horas mais difíceis pelas quais as pessoas passam.
Estamos dando orientações práticas sobre alguns temas, desde algumas postagens anteriores. Agora vamos tentar ver como o pastor deve visitar nos mais diferentes casos:
COMO VISITAR ENLUTADOS.
Pessoas enlutadas também sentem-se agradecidas e contentes, apesar dos pesdares, quando são visitadas. Sentem que são queridas, que o seu ente querido falecido era querido e sentem conforto com as nossas visitas. Nas visitas que fazemos é sempre bom ter textos bíblicos para compartilhar. Eis alguns: João 14: 18-27 e II Coríntios 5: 1-8.
COMO VISITAR PESSOAS DOENTES.
Os doentes sempre precisam de visitas, eles se sentem mais apoiados e mais confortáveis quando são visitados. É preciso porém, saber qual é o tipo da doença, pois nem todas as doenças favorecem uma visita, em contrário, há doenças que até podem trazer sérios problemas para os visitadores, por esta razão, deve-se evitar visitar pessoas com doêncas contagiosas. Também não é aconselhável visitar um doente logo depois de operado. Eu tive a experiência de visitar uma irmã logo após a sua operação (eu não sabia que ela havia sido operada a poucos minutos), quando cheguei ao apartamento no hospital, ela ainda estava sob o efeito da anestesia, eu conversei com ela, ela respondeu com dificuldade, mas depois de recuperada, não lembrou de absolutamente nada, nem que eu estive ali.
Não devemos também passar muito tempo na visita, dez minutos é suficiente, não se deve também sentar na cama do doente para que não o incomode. Não devemos também mostrar uma cara amarrada. A visita deve ser breve, leia um versículo, faça uma breve oração e pronto.
É bom lembrar que não é aconselhável despedidas, segurando a mão do doente.
COMO VISITAR OS FALTOSOS.
Existem pessoas que estão faltando aos cultos, nem tanto por relaxamento, mas por situações que eles não podem controlar, um emprego em escala de horário, por exemplo. Pode ser também pessoas idosas, que não tem como se locomover até ao templo, eles se sentirão muito felizes se são visitados, não podem ir até a igreja, mas parte da igreja vai até eles. Para elas é de alvitre ler Salmo 41:11; 55:22 e 91: 1-4.
COMO VISITAR NOVOS CONVERTIDOS.
Todo novo convertido precisa se sentir aceito e apreciam a amizade que lhes demonstramos. Nas visitas é importante falarmos sobre os horários das reuniões da igreja e reforcemos a certeza de que aquele que está em Cristo, está salvo para sempre. Leiamos versículos como: João 1:12; João 5: 24; Atos 16: 15 e Romanos 8: 1.
COMO VISITAR NECESSITADOS.
São aquelas pessoas carentes, que geralmente precisam de ajuda financeira ou de cestas básicas para o seu sustento. Podemos levar algum alimento dizendo que é um presente nosso ou da igreja. Este ato é por o evangelho em prática.
COMO VISITAR INCRÉDULOS.
Esta é a parte mais difícil da visitação, principalmente quando o incrédulo é daqueles questionadores ou debochados. Se na casa há pessoas crentes, pode ser que fique mais fácil.
É bom pedir permissão para qualquer coisa que vá se fazer, até mesmo para ler a Bíblia, é preciso permissão do dono da casa. Os versos que podem ser lidos são aqueles que não ofendem a fé de ninguém ou o modo como elas creêm, mas que sejam incisivos e fortes, por exemplo: Atos 4: 12 e João 17: 3. Explique o versículo, faça uma oração pela família, despeça-se a saia.
Não é preciso dizer que o crente não deve ser motivo de discórdias ou de constrangimentos, mas uma pessoa semeadora da paz e do temos a Deus.

No comments: